Avaliação Técnica de Projetos - ATP (NBR 6118:2023)
Avaliação de Conformidade de Projeto, comumente chamada de Avaliação Técnica de Projetos (ATP), é exigida em todos os projetos estruturais, independentemente do porte da obra. Esta exigência tem como principal finalidade a redução de erros de projeto, erros estes que causam desabamentos de estruturas que muitas vezes tem como resultado final a morte dos usuários.
Quem deve ser este profissional avaliador?
O ideal é que o profissional avaliador também seja projetista, possua cursos de extensão na área ou então uma especialização em estruturas de concreto armado. Isto será necessário para que o avaliador e o projetista possam ter um diálogo de mesmo nível, pois o avaliador deverá questionar o projeto caso necessário.
O engenheiro revisor do projeto, assume a mesma responsabilidade técnica do autor?
Sim. O engenheiro que for contratado para avaliar um determinado projeto estrutural, assumirá as mesmas responsabilidades do autor. Qualquer problema que venha a ocorrer durante a vida útil da estrutura, os dois poderão ser acionados em conjunto, pois o produto final é responsabilidade de ambos.
Quem deverá contratar o avaliador de projetos?
A avaliação deverá ser contratada pelo contratante do projeto estrutural, conforme seção 5 da ABNT NBR 6118:2023, de acordo com o exposto abaixo:
-
A avaliação da conformidade do projeto deve ser realizada por profissional habilitado, independente e diferente do projetista, requerida e contratada pelo contratante, e registrada em documento específico, que acompanhará a documentação do projeto citada em 5.2.3.
-
Entende-se que o contratante pode ser o proprietário da obra, em uma primeira instância, desde que este tenha condições de compreender o que está se propondo e acertado neste contrato, cujo conteúdo pode versar sobre termos técnicos, específicos da linguagem do engenheiro.
Por que contratar a Empresa Sigma Grid Engenharia?
A Sigma Grid Engenharia está em constante evolução dentro das metodologias de cálculo e dimensionamento de estruturas de concreto armado. Não dispensamos em nossas avaliações técnicas, rigorosas etapas de conferência dos resultados de projeto, analisando e conferindo de forma minuciosa todos os memoriais de cálculo, modelos estruturais adotados, carregamentos de projeto incluindo hipóteses de cargas de vento com consideração de coeficientes de pressão internos e externos, esforços atuantes nos elementos de acordo com análises lineares e não lineares do modelo estrutural, fck do concreto utilizado, relação a/c, cobrimentos conforme a Classe de Agressividade Ambiental, flechas, fissurações, armaduras contra colapso progressivo e todas as demais escolhas e resultados que possam afetar de forma significativa a segurança pretendida pelo autor do projeto.